Home > Casa > Vale a pena usar lâmpadas de LED em casa?

Vale a pena usar lâmpadas de LED em casa?

lâmpada de LED bolinha, esse é o modelo mais comum que esta sendo vendido. usei essa na maioria dos spots embutidos que eu tenho na casa e também nas luminárias plafon. a iluminação é boa, mas em 6 meses mais ou menos 10% pararam de funcionar :(

lâmpada de LED bolinha, esse é o modelo mais comum que esta sendo vendido.
usei essa na maioria dos spots embutidos que eu tenho na casa e também nas luminárias plafon.
a iluminação é boa, mas em 6 meses mais ou menos 10% pararam de funcionar :(

Hoje eu venho falar um pouco da minha experiência com lâmpadas de LED. Muito tem se falado sobre a maravilhosa economia que o LED proporciona na iluminação residencial e as lâmpadas desse tipo estão sendo vendidas por um preço ótimo no mercado, então vale a pena trocar as lâmpadas da casa e apostar nessa novidade?

Há pouco mais de 1 ano, logo que as lâmpadas de LED começaram a se popularizar eu resolvi trocar todas as lâmpadas da minha casa por LED. Moro em um apartamento grande, com muitos pontos de luz e apesar do grande investimento inicial pelas minhas contas a economia valeria a pena.

Comprei vários tipos de lâmpadas: as do modelo mais comum (redondinhas) as do modelo que imitam a PAR (que são mais carinhas) as tubulares para cozinha, de refletores para a varanda e até aquelas que imitam halógenas de filamento para colocar em um pendente. Posso dizer que testei praticamente todos os modelos do mercado.

No quesito economia, sinceramente, não vi uma diferença tão grande na conta de luz, como eu estava esperando. Não sou muito boa de cálculo mas imaginei que a economia seria mais visível.

Sobre a durabilidade, dizem que as lâmpadas de LED são infinitamente mais duráveis que as outras e tem várias marcas que dão até garantia de 3 anos, mas minha experiência não foi bem essa. Do modelo comum que é aquela bolinha, a que esta sendo mais vendida e que foi a que eu mais usei, em 6 meses mais ou menos 10% pararam de funcionar.

Não lembro qual marca eu comprei, mas foi uma de promoção, na época paguei uns R$

lâmpadas de LED tipo PAR, coloquei nos spots dos banheiros que são direcionados para os espelhos. são mais caras e foram as que pararam de funcionar mais rápido aqui em casa, mais ou menos a metade parou de funcionar nos primeiros 6 meses.

lâmpadas de LED tipo PAR, coloquei nos spots dos banheiros que são direcionados para os espelhos.
são mais caras e foram as que pararam de funcionar mais rápido aqui em casa, mais ou menos a metade parou de funcionar nos primeiros 6 meses.

15. Até dizia que tinha garantia mas cadê que eu tinha guardado a caixa ou a nota e cadê tempo pra ir trás disso né. Fiquei super chateada porque estragaram várias lâmpadas em um tempo muito mais curto do que as lâmpadas comuns.

lâmpada de LED que imita uma lâmpada halógena de filamento. muito bonita, comprei apenas uma, gostei bastante e ela ainda não queimou (ufa!)

lâmpada de LED que imita uma lâmpada halógena de filamento.
muito bonita, comprei apenas uma, gostei bastante e ela ainda não queimou (ufa!)

Minha conclusão é que, não vale a pena substituir todas as lâmpadas da casa por LED, como eu fiz. Conforme suas lâmpadas forem queimando, vá substituindo aos poucos, e compre lâmpadas de marca boa, com qualidade, mesmo que precisar pagar mais caro, guarde a caixa e a nota se houver garantia. Estou vendo lâmpadas de LED sendo vendidas super baratinho, mas eu sinceramente desconfio.

lâmpada de LED modelo tubular que usei na cozinha e lavanderia. como eu já tinha as luminárias, foi só substituir as lâmpadas e elas serviram direitinho. a vantagem é que a lâmpada tubular de LED não precisa de reator, é só colocá-la direto no conector, mais simples.

lâmpada de LED modelo tubular que usei na cozinha e lavanderia.
como eu já tinha as luminárias, foi só substituir as lâmpadas e elas serviram direitinho.
a vantagem é que a lâmpada tubular de LED não precisa de reator, é só colocá-la direto no conector, mais simples.

Você também pode gostar:
Combinação de revestimentos claros na cozinha
Proteja sua mesa de madeira com vidro
Cozinha pequena com cores claras
Pode usar papel de parede no banheiro?

2 Respostas

  1. Henrique

    Também estou bem decepcionado com esta lâmpadas mais “baratinhas” que estão popularizando. O tempo de vida útil é bem pequeno, a qualidade da iluminação não é aquelas coisas (quando não é muito pior) e o valor unitário é bem maior. O pior que está ficando cada vez mais difícil encontrar lâmpadas de marcas boas no mercado. Até as grandes lojas estão indo atrás destas mais populares.

Faça um comentário