Home > Decoração > Rodapé de poliestireno: para porcelanato ou qualquer outro piso

Rodapé de poliestireno: para porcelanato ou qualquer outro piso

Rodapé de poliestireno.

Muitos leitores me escrevem com dúvidas em relação a rodapé então hoje vou falar um pouco desse assunto que tem tirado o sono de tanta gente! A dica de hoje é o rodapé de poliestireno.  O Poliestireno é um tipo nobre de plástico e apesar do nome complicado, os rodapés e molduras deste material são facilmente encontrados em grandes redes de lojas de materiais para construção como Leroy Merlyn, C&C, Telha Norte, etc.

Você já deve ter ouvido falar dos Rodapés Santa Luzia, eles são feitos de poliestireno.

Pra quem olha, o aspecto é de um rodapé de madeira, porém os rodapés de poliestireno além de práticos e  de fácil instalação, podem ser colocados em paredes curvas pois são maleáveis, podem ser usados em áreas molhadas (sim!) e tem uma durabilidade e acabamento incríveis, ao contrário dos de madeira, eles não mofam, não apodrecem e não dão cupins!

Esse tipo de rodapé existe em vários modelos e tamanhos e vem sempre na cor branca. Após instalados você pode dar uma demão de tinta ou deixa-los como estão, o resultado é sempre ótimo e bem acabado!

Você também pode gostar:
O rodapé precisa ser do mesmo material que a guarnição das portas?
Rodapé novo colocado sobre um existente
Como combinar a guarnição da porta com o rodapé?
Home office de cores claras

25 Respostas

  1. Anônimo

    BOM DIA, GOSTARIA DE UMA DICA .PODE SE USAR RODAPÉS BRANCO, QUANDO O PISO FOR UM BRANCO MAIS PARA O TOM ACINZENTADO E A PAREDE DA CASA COM TOM DE AREIA? EU ADOREI ESSE MATERIAL DE POLIESTIRENO, SERÁ QUE FICA UM ACABAMENTO LEGAL JUNTO COM O PISO DE PORCELANATO. GRATA PELA ATENÇÃO!

    CRISTIANE.

    1. nataliashinagawa

      Olá Ana,
      Ele é instalado com uma cola p´ropria para este fim.A instalação normalmente é feito por instaladores especializados.
      Abraços, Natália

  2. Lu

    Oi Natália…
    Estou reformando meu apartamento e dentro dele será o rodapé de poliestireno, cor branca… O piso é porcelanato…
    Minha dúvida é: coloco o mesmo na varanda tb ou coloco o rodapé do prório porcelanato!? Já q é uma área aberta, exposta ao sol e que será lavada com frequencia!??

    Outra dúvida… Aindei vendo algumas informaçoes nos sites e vi muitas pessoas reclamando que o rodapé santa luzia suja demais… E que o da marca durafloor não tanto…
    Tem alguma dica ou sugestão!?
    Grata!

    1. nataliashinagawa

      Oi Lu!
      Na varanda é melhor colocar o rodapé de porcelanato, o de poliuretano vai melhor em áreas internas.
      Em relação a sujeira, rodapé branco infelizmente suja mesmo, mas também não é assim como o povo fala, escolha o que cabe melhor no seu bolso.
      Abraços!

    1. nataliashinagawa

      Oi Raquel,
      Para porcelanato bege há muitas possibilidades de combinação, o bege é super coringa!
      Uma combinação possível é o rodapé branco e as paredes off white.
      Abraços, Natália

  3. Gisele

    Olá, tudo bem? Meu teto é rebaixado com gesso, posso usar um rodapé de 12 cm? Será que o pé direito não vai ficar muito pequeno? Detalhe, o piso é clarinho. Obrigada

    1. nataliashinagawa

      Oi Gisele,
      Qual é o pé direito do seu ambiente?
      Não vejo problemas em usar um rodapé de 12cm ao menos que o pé direito tenha ficado muito baixo.
      Abraços, Natália

  4. josiane

    Oi Natália, tenho o rodapé Sta luzia em todos os cômodos menos cozinha, lavanderia e banheiros. Nesses ambientes não há o rodapé nem do material usado no piso. Gostaria de colocar o Santa Luzia, vc acha que daria certo no banheiro, cozinha e lavanderia?
    Obrigado.

    1. nataliashinagawa

      Oi Josiane,
      Apesar do poliuretano ser resistente a água, não é aconselhável o uso deste material em áreas molhadas como banheiros e cozinhas pois ele pode soltar-se. Minha sugestão é que você faça o rodapé dessas áreas do próprio piso recortado ou de pedra (mármore ou granito).
      Abraços, Natália

  5. Livia

    oi Natalia! eu gostaria de saber se existe algum tipo de rejunte própiro para ser passado como acabamento entre o piso de porcelanato e o rodapé… pois no meu ficou um buraco entre o rodapé e o piso por causa do leve desnivelamento do piso. O instalador disse que ”não tem solução” mas achei muito estranho,pois no buraco irá acumular sujeira… o que faço?

  6. Oi Natália,
    Coloquei porcelanato bege liso e os rodapés fiz do mesmo porcelanato, mas tive problemas de infiltrações em toda a casa e estou pensando em trocar os rodapés por poliestireno, só que as portas dos quartos são em cor mogno, mas a porta de entrada e janelas são em acabamento branco, mas as soleiras e todas as pedras que rodaram nas janelas foram pretas (granito), posso usar os rodapés em poliestireno branco???

    1. nataliashinagawa

      Oi Patricia,
      Pode sim, o branco é um coringa e não vai brigar com os outros materiais.
      Certifique-se apenas de que o problema com as infiltrações foram resolvidos se não corre o risco dos rodapés se soltarem.
      Abraços!

  7. CRISTINA LOPES

    Bom Dia! estou pensando em colocar laminado nos quartos e porcelanato na sala,
    Dúvida: será que posso colocar rodapé de MDF branco mais alto nos dois ambiente??
    obs: quarto laminado capuccino e sala porcelanato bege

  8. Alcione de Oliveira Guimarães

    Olá Natalia, obrigada por seus esclarecimentos!

    Tenho uma dúvida, instalei em todos os cômodos (secos) da casa, o rodapé Santa Luzia, porém observei algumas frestas em alguns pontos, entre a parede e o rodapé. Isto devido aos desníveis existentes nas paredes.

    Gostaria de saber se antes de pintar as paredes, pôde-se corrigir essas fendas com argamassa ou rejunte, da cor do rodapé?

    Desde já, obrigada!
    Bj

    Alcione Guimarães

  9. Karina Signor Girardi

    Estou pensando em colocar o rodape de 15 cm, em uma escada que fica de acesso a sala. Você acha exagerado o rodape de 15 cm para uma escada?

    1. nataliashinagawa

      Oi Karina,
      Sim, um rodapé menor ficará mais elegante pois a escada por si só já é um elemento arquitetônico de destaque, não queremos que o rodapé roube a sua atenção.
      Abraços!

Faça um comentário