Home > Decoração > Os diferentes tipos de vidro utilizados na decoração

Os diferentes tipos de vidro utilizados na decoração

Além do vidro liso e incolor, que é o mais utilizado na decoração, há muitos outros tipos de vidros bonitos para serem usados em casa. Confira abaixo alguns tipos:

Vidro serigrafado: produzido através da aplicação de tinta vitrificada com tratamento térmico. Aparência opaca e leitosa. Muito utilizado em portas de correr, divisórias e revestimentos.

Vidro Jateado: O segundo mais comum na decoração, só perde para o incolor. Antigamente era produzido utilizando jatos de areia para desgastar a superfície do vidro. Hoje o processo é feito com abrasivos não tóxicos. Aparência translúcida. Muito usado em portas de correr e divisórias por permitir a passagem de luz .

Vidro Acidado: feito através de um processo químico onde se utiliza ácido para desgastar a superfície do vidro. Aparência leitosa e translúcida. Muito comum em cúpulas, objetos decorativos e ultimamente também em divisórias e portas.

Vidro fantasia – textura aplicada na fabricação do vidro. Aparência de vidro texturizado, existente em diversos padrões. Muito usado em vitrôs por permitir boa passagem de luz com baixa visualização através. O exemplo acima é um padrão muito utilizado em armários de cozinha, o Mini-boreal

Vidro pintado: produzido através da pintura do vidro possibilitando uma vasta gama de cores. Aparência uniforme e reflexiva. Atualmente muito utilizado em painéis e armários.

Vidro adesivado: adesivo aplicado sobre vidro incolor comum. Produzido em diversas padronagens o adesivo para vidros da um aspecto de vidro jateado e com desenhos mas não há jateamento e sim a aplicação de uma película para obter este efeito no vidro. Aparência translúcida e decorativa. Muito utilizado em box e janela.

Você também pode gostar:
Proteja sua mesa de madeira com vidro
Vidro colorido na cozinha
Casa de praia toda envidraçada

8 Respostas

  1. Sarita Falcão

    Vou colocar uma porta de madeira vazada, aquela cheia de quadrinhos, na cozinha do meu apartamento, gostaria de saber que tipo de vidro é o mais apropriado, ela fica defronte da porta da rua. Meu marido quer colocar vidro colorido, tipo vitral, qual a sua opinião? Obrigada! Abraços.

  2. ELAINE BRANDAO

    Natália…
    O adesivo nopara vidro é barato e permite passagem de luz??
    Vou colocar uma porta de vidro dividindo a cozinha da área de serviço.. Mas como a janela irá ficar apenas na area de serviço.. Não quero perder a luminosidade que passa por lá.. Por isso vou. Optar pelo vidro. Mas não conhecia a possibilidade de colocar adesivo. Nunca vi.na foto parece uma opção pra economizar. Seria ótimo poder fechar a porta sem permitir a visualização do outro lado..mas permitindo a passagem de luz.

    Se o adesivo me dar essa possibilidade.. Pode me indicar um site pra comprar o adesivo?? elaineobrandao@gmail.com

    1. nataliashinagawa

      Oi Elaine,
      Sim, o adesivo jateado é uma ótima opção para deixar passar a luz e bloquear a visibilidade.
      Vou pesquisar algun fornecedores para fazer um post sobre isso, fique de olho no BLog!
      Abraços, Natália

  3. Viviane

    Olá Natália, vc pode me ajudar? Estou querendo fazer umas mudanças na minha sala sem trocar os moveis. Queria colocar um tampo na minha mesa de jantar, mas quero branco. Queria saber a diferença entre o vidro serigrafado branco e um branco leitoso, ambos devem ser opacos pq o vidro se apóia somente nos pés e não sobre outro tampo. Qual vc me indicaria? E vidraçaria, vc sabe quem faça. ?

  4. Gabriel

    Olá Natália,
    Estou pensando em botar uma porta de vidro em meu banheiro, mas qual o melhor tipo que eu posso utilizar para que de noite não haja formação de sombra para não gerar constrangimento a quem está se banhando? E que a visibilidade de quem estar fora não exista? Estou precisando de uma ajuda muito boa para essa escolha. Desde já agradeço.

  5. Márcia Soares

    Natália, boa tarde,

    Preciso trocar a porta da área de serviço, mas estou com uma dúvida enorme, entre os vidros jateado, adesivado ou fantasia.

    Qual vc indicaria, para efeito decorativo, e tb que não impeça a passagem de luz?

    Agradeço desde já.

    Att

    Márcia

Faça um comentário