Home > Decoração > O que instalar primeiro na cozinha: a bancada ou os armários?

O que instalar primeiro na cozinha: a bancada ou os armários?

Esta é uma dúvida muito comum entre meus clientes:  Qual a ordem de instalação dos elementos em uma cozinha? O quem vem primeiro, a bancada ou os armários?

Geralmente costumo separar a obra em duas partes: a obra “suja” e a obra “limpa”. A obra “suja” é toda a parte de alvenarias, quebra-quebra, argamassa, revestimentos, etc. e a obra “lipa” é o drywall, pintura, elétrica e marcenaria.

Sugiro começar sempre pela obra “suja” por motivos óbvios, assim na hora da parte “limpa” ja esta tudo organizado. No caso da cozinha, a obra “suja” consiste na base de alvenaria dos armários,  instalação dos revestimentos e a instalação da bancada de granito ou mármore.

A instalação da bancada requer chumbamento na parede e rejunte por isso sempre deve ser feita antes da instalação dos armários. Já vi algumas empresas de armários solicitando que estes fossem instalados antes da bancada, não aceite! Além de correr o risco de danificar o armário, a instalação posterior da bancada ira isentar o fabricante da marcanaria da responsabilidade de adaptar o armário a pedra.

É muito mais fácil adaptar a marcenaria a pedra do que o contrário, pela própria característica dos materiais, por isso os armários devem sempre ser instalados depois da bancada. Para evitar erros no encaixe da marcenaria o fabricante deverá efetuar a medição final dos armários depois da bancada já instalada, por isso não se esqueça: bancada nates, armários depois!

Você também pode gostar:
bancada de porcelanato
Bancada de porcelanato
Projeto de Nicho semi embutido para banheiro
Vidro temperado x vidro comum
Painel de pedra ferro
Painel decorativo feito com pedra ferro

9 Respostas

  1. Claudia

    Natalia a bancada da cozinha é colocada depois ou antes do revestimento? Ela pode ser instalada em parede ja´revestida ou precisa entrar primeiro que o revestimento?
    obrigada

    1. nataliashinagawa

      Oi Cláudia,
      O melhor é que ela seja instalada antes do revestimento ser colocado. Ela até pode ser instalada na parede revestida mas certamente isso ira danificar o revestimento no local onde a bancada encontra a parede e ele tera que ser substituído.
      Abraços, Natália

  2. DERLY ROSSI BRANDIZZI JUNIOR

    abaixo das pastilhas no acabamento final da alvenaria, deixar sobre apoio na pedra cano de ferro embutido na parede .derly marcenaria rj

  3. Célia Cristina dos S. Freitas

    Preciso de uma sugestão Claudia. Tenho já uma cozinha planejada antiga, e estou reformando ou seja trocando os armários. Vou trocar o meu fogão também, por um cooktop. A minha dúvida é se devo fazer a reforma da bancada em que vou instalar o fogão antes da instalação dos moveis. Porque a loja em que comprei a cozinha disse para eu fazer a instalação dos moveis primeiro. Mas terá que cortar a pedra ou seja arrancar, e creio que fará sujeira. Agradeço muito se puder me orientar no que fazer primeiro.

  4. Ericson Carrieri

    Olá… ai eu tenho duas perguntas!
    1. Ai eu coloco o granito primeiro, chumbadinho bonitinho na parede…depois vem os armarios…legal!!! Um dia da um problema na pedra…e ai!? Arranco os armários, quebro todo o revestimento pra tirar a pedra (pode ser que nao encontre um revestimento igual para repor).

    2. Coloco os armários primeiro…e o granito apoiado nos armários devidamente apoiado no chão e fixo na parede…ai da um problema no armário…levanto a pedra do armario faço a manutenção e monto o armário novamente…!!

    Acredito que a segunda opção seja a mais razoável!

    O que tem a dizer sobre meu posicionamento?

    Um abraço!!!

    1. nataliashinagawa

      oi Elineia,
      Pode sim, a não ser que o restante da parede seja totalmente revestido, ai nesse caso o ideal é que tenha revestimento atrás do armário também.
      Abraços!

Faça um comentário