Home > Decoração > Mistura de tons de madeira na decoração

Mistura de tons de madeira na decoração

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); aaaaa
Piso, mesa e prateleiras tem tons diferentes.

Piso, mesa e prateleiras tem tons diferentes.

Mesinha de contro em madeira escura e buffet em madeira mais clara.

Mesinha de contro em madeira escura e buffet em madeira mais clara.

Painel, móveis e piso tem tons de madeira diferentes.

Painel, móveis e piso tem tons de madeira diferentes.

Painel e piso são de tons diferentes, mas próximos.

Painel e piso são de tons diferentes, mas próximos.

Hoje é o assunto é uma dúvida recorrente entre meus leitores e clientes: Misturar tons de madeira na decoração pode?

Sim, pode! Mas isso não quer dizer que a mistura sempre vá dar certo. Acima coloquei algumas imagens como exemplo de misturas que deram certo.

Antigamente as pessoas não costumavam fazer misturas na decoração: a mesma madeira era usada em tudo e de preferência escolhia-se também uma cor só para os ambientes, variando apenas o tom. Hoje em dia, já não é mais assim.

A palavra de ordem para decoração de hoje é a mistura: vale misturar as cores, estampas, materiais, coisas velhas com novas e sim, também os padrões de madeira.

Com o surgimento dos laminados as “estampas” de madeira são inúmeras por isso ao invés de se lamentar por não encontrar um móvel que combine com o seu piso vinílico, que tal tirar proveito dessa mistura?

Algumas dicas básicas para não errar:

– Peças grandes devem ter tons próximos: se o seu piso for de um padrão de madeira e você for ter um painel também de madeira na sala, opte por tons próximos para as duas peças. O mesmo vale para armários, mesas, buffets e outras peças maiores.

– Equilibre a mistura com cores claras e sólidas: para quebrar a overdose de madeira e equilibrar o ambiente escolha alguns móveis neutros para a composição. Um ambiente com muita madeira misturada vai pesar.

– Evite padrões de madeira muito “desenhados” na mistura: para armários, pisos, painéis ou paredes revestidas é sempre bom evitar os padrões de madeira mais “desenhados” se você for utilizar outros padrões de madeira no mesmo ambiente.

Na dúvida, arrisque! Se achar que a mistura não deu certo é só neutralizar algumas peças de madeira mudando o revestimento para cores sólidas.

Você também pode gostar:
Cozinha pequena com cores claras
Pode usar papel de parede no banheiro?
Pintura na parede da cozinha
Vale a pena usar lâmpadas de LED em casa?

22 Respostas

  1. Barbara

    Gostaria de uma ajuda.
    Tenho um restaurante e coloquei um revestimento imitando a madeira em uma parede principal, em um tom escuro,
    Qual cor combina mais para serem
    Pintadas as paredes restantes ?!
    Grata

    1. nataliashinagawa

      Oi Barbara,
      Isso ira depender muito da decoração do seu ambiente. De qualquer forma a madeira é um revestimnto coringa, vai be com muitas cores.
      Abraços, Natália

  2. maria lira

    Boa Tarde!
    Minha sala é de tábua corrida mais escura. Gostaria de colocar uma mesa de madeira mais clara e tampo de vidro com um aparador da mesma madeira. Acha que ficaria boa a mistura? Quais tons devo usar nos outros móveis? A sala de jantar e estar são no mesmo ambiente.
    Obrigada! Maria Lira

    1. nataliashinagawa

      Olá Maria,
      Sim, vai ficar bom, mas procure não colocar muitos tons de madeira diferentes no mesmo ambiente para não ficar carregado.
      Escolha um tom que você goste e alterne com laminados lisos (branco, bege ou camurça).
      Abraços, Natália

  3. Alcina

    Boa tarde!!! Preciso de uma ajuda, minha mesa da sala e de pó de mármore no tom amanteigado,e as cadeiras são em mogno… As portas do meu novo apto são de madeira mas clara, será que combinam???obrigada desde já

  4. marcia

    oi natalia meu nome e marcia e estou com uma dúvida e gostaria muito que vc me ajudase,minha cozinha e preta e branca,minha parede e branca o safa café,gostaria de saber a respeito da cor painel qual vc me indicaria,meu marido quer preto e branco eu não.obg

    1. nataliashinagawa

      Olá Mabreu, sugiro um painel madeirado, o preto ficara muito pesado no ambiente e o branco vai sumir na sua parede.
      Abraços, Natália

  5. luzia

    Olá, colocamos um piso vinil ícone na sala, mas ficou bem escuro. Que cor devemos usar no painel da sala agora? Um tom de madeira mais claro? Posso colocar branco?

    1. nataliashinagawa

      Oi Luzia,
      Sugiro para o painel o branco (se as paredes forem off white) ou um bege clarinho se as paredes forem branca, para detacar.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Geisa,
      Piso amadeirado é um coringa, combina com quase todo tipo de decoração.
      Você pode sim usar ua mesa de madeira, mas se for ter outros móveis de madeira na sala é melhor que eles sigam o padrão desta mesa para que não haja muita mistura.
      Abraços, Natália

  6. Mariana

    Oi Geisa meu piso e porcelanato o home preto e o sofá cinza claro
    A cozinha Americana em branco e preto
    Posso usar a base da mesa e as cadeiras do jantar em tons de madeira?
    Obrigada!

  7. Esperança Silva

    Ola. Tenho uma mesa de vidro com os pes escuros e preciso comprar um armario. Gostaria de saber se posso comprar o armario noutro tom de madeira mais clara. Sera que fica bem? Obrigada pela resposta

  8. lourdes

    as cores dos móveis de uma sala que tem dois ambientes, sala de estar e sala de jantar tem que ser iguais. quero o rack da sala de estar com cores mias claras que a sala de jantar. fica bom?

    1. nataliashinagawa

      Oi Lourdes,
      Não precisam ser necessariamente iguais mas é mais harmonioso que sejam tons de madeira próximos.
      Abraços, Natália

  9. Carla Suzana Menezes Franca

    Boa noite!

    Gostaria de sugestão para escolha da tonalidade da madeira que que posso fazer um home officce integrado a sala de estar com TV. Nessa parede que tem 3 metros de comprimento coloquei um revestimento vinílico amadeirado e meu piso é porcelanato branco.

    Já possuo na sala de jantar e estar móveis no tom branco ( laca) e na cor amêndoa.

    Qual a sua sugestão?

    Grata,

    Suzana

  10. Karine Fortes Meneses

    Olá Natália gostaria de uma opinião sua , estou de mudança para uma nova kit e lá já possui, na cozinha, armários planejados num tom beje claro e branco , uma mesa beje clara , no quarto um guarda roupa tbm beje claro com branco. Gostaria de levar meus moveis para lá (duas estantes pra livros , uma mesa de estudo e prateleiras) , só que a cor da Madeira é marrom escura (moveis da Dalla Costa, cor Nobre ) , para o quarto colocarei uma cômoda (branco e marrom escuro) e prateleiras , cor marrom escura Nobre da Dalla Costa. . Gostaria de saber se combinam essa mistura de 3 tons de madeira (beje, marrom escuro e branco) em ambientes pequenos . Obrigada .

Faça um comentário