Home > Casa > Dicas sobre cortineiro de gesso

Dicas sobre cortineiro de gesso

Cortineiro de gesso sobreposto ao teto.

Recebo muitas dúvidas sobre este elemento da decoração, por isso hoje vou falar um pouquinho sobre cortineiros de gesso.

Quando você opta por usar uma cortina de trilho, ou uma persiana  pode notar que na parte superior da cortina, onde ela se encaixa no trilho, fica faltando acabamento.

Há algum tempo atrás era bem comum o uso de “caixinhas” de madeira para esconder esta emenda mas hoje o mais indicado pelo acabamento é o cortineiro de gesso.

O cortineiro é uma peça geralmente pensada em conjunto com o desenho do forro de gesso do ambiente, ou seja, é necessário que a cortina chegue até próximo ao teto para que esse elemento possa ser utilizado.

Há dois tipos de cortineiro: o embutido e o sobreposto ao teto. Os cortineiros embutidos são os que ficam internos ao forro e  os sobrepostos são os que utilizam uma peça abaixo do forro para o acabamento. Também há no mercado os cortineiros iluminados, para quem quer dar destaque as janelas e cortinas. Mas isso é outro assunto…

Quanto as dimensões, a profundidade ideal da peça é 15cm e a mesma medida pode ser considerada para o afastamento da parede. Nas laterais da cortina pode-se deixar de 10 a 20cm para o encaixe do trilho.

Você também pode gostar:
Tecido para parede Karsten - Wall Decor
Tecidos para parede Karsten
Plic da Mosarte
Painel com Mosarte Plic
Lavanderia planejada com máquina de abertura superior
Lavanderias com máquinas de abertura superior
Studio de 41m² colorido e cheio de boas ideias

119 Respostas

    1. nataliashinagawa

      Olá Pedro, o cortineiro poderá ser feito com uma moldura roda teto (com 12 a 15cm) que deverá estar presente em todo o ambiente e no local onde for haver a cortina ela deverá estar afastada da parede 15cm para formar o cortineiro.
      Espero te-lo ajudado, abraços, Natália

  1. Carla

    Tenho uma mega dúvida, se puderem me ajudar… 1- Meu ap está sendo construído e já irei pedir pra fazer sanca e na parede da janela vou pedir pra fazer o cortineiro, porém gostaria de saber se é possível instalar o modelo persiana romana onde tem cortineiro, não consigo imaginar como isso é feito. 2- E a outra dúvida é o seguinte, eu quero fazer a cortina do tamanho da parede inteira pois acho que dá a impressão de um ambiente maior, porém em baixo da janela vai ter um sofá, agora não sei se é melhor fazer o comprimento da cortina até a altura do sofá ou se posso fazer até o chão e colocar o sofá um pouco afastado, será que fica estranho? Obrigada!

    1. nataliashinagawa

      Oi Carla,
      Respondendo as suas dúvidas: é sim possível instalar a persiana romana em um cortineiro, não se preocupe. Em relação ao tamanho da cortina, como é uma persiana, não é necessário que ela vá até o piso, você poderá pará-la na altura do sofá e com isso economiza um espacinho não precisando desencostá-lo da parede.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  2. Karla

    Bom dia Natalia! Estão construindo as sancas de 20×20 em L no meu quarto. Você acha que é espço suficiente para fazer um cortineiro iluminado? Me ajude!!!

        1. nataliashinagawa

          Oi Karla,
          As tiras de LED tem uma iluminação um pouco mais fraca. Se você quer um destaque maior deve usar lâmpadas tubulares como as T5.
          Abraços, Natália

  3. Analucia

    Bom dia, comprei meu ap e ele já foi entregue rebaixado em gesso, porém gostaria de colocar o cortineiro embutido (sem molduras) no quarto. É possível fazer isso estando o teto já rebaixado? Teria q quebrar o gesso e refazer ou algo assim?

  4. Monica Almeida da silva

    Olá Natália,
    Meu teto já está pronto, rebaixado e não quero nada embutido.
    Eu tenho como colocar uma persiana sob o teto de gesso?

    1. nataliashinagawa

      Olá Mônica,
      Não necessáriamente, você pode colocar a persiana fixada diretamente na parede ou no teto, dependendo do modelo que você escolher. Também é possível fazer um cortineiro externo, com gesso ou poliuretano. Envie mais informações para o nosso email que lhe ajudo com a decisão – contato@arquiteturainteriores.com
      Abraços!

  5. Ingryd

    Olá, Natália… Gostaria de saber se é possível ter um cortineiro com a profundidade de 13 cm? se eu aumentar e colocar 15 ou 20cm (profundidade-altura) o pé direito ficará baixo (pois a altura que está passando a tubulação já atrapalha) e não gostaria de ter que usar detalhe em sanca para isso… Gostaria de um gesso sem muitos detalhes…
    Obrigada!

    1. nataliashinagawa

      Oi Inggryd, Sim, sem problemas um cortineiro com profundidade de 13cm. A largura dele deverá ser de 15cm e ele deverá “passar” o tamanho da janela em no mínimo 20cm para a cortina encaixar direitinho.
      Espero te-la ajudado, abraços!

  6. Ariane

    Olá, eu tenho uma dúvida com relação ao uso do roda forro, pois comprei um apartamento que tem gesso somente em uma parte do teto do ambiente integrado sala estar/jantar, nesta parte do gesso foi colocado roda-forro, no entanto eu vou fazer todo o teto deste ambiente de gesso e com um cortineiro, minha duvida é, como faço com o cortineiro, pois acredito que nao deva instalar um roda-forro ali?

  7. Luiz

    Olá, bom dia! Parabéns pelo blog.
    Tenho duas dúvidas, uma sobre sobre o tamanho da cortina e outra sobre iluminação do cortineiro.
    1 – Tenho roda-teto como cortineiro na extensão total da parede/teto da sala. Nessa parede, que tem cerca de 8 metros, tenho uma porta de vidro para sacada e mais uma janela que também sai na sacada. A minha dúvida é se a cortina deve ter a extensão de toda a parede ou pode cobrir apenas a porta de correr e a janela individualmente. Como o ambiente é grande, não sei se é necessário uma cortina cobrindo toda a parede. Mas por outro lado, ficaria feio parte do cortineiro vazio (sem cortina)?
    Outra dúvida, é possível adaptar faixa de led em cortineirro tipo roda-teto já existente? E a iluminação ficaria legal mesmo se a cortina não cobrisse toda a extensão? O que devo fazer para instalá-lo? Agradeço a orientação.

    1. nataliashinagawa

      Olá Luiz,
      Não é necessário que seja uma cortina única, você poderá ter duas cortinas, uma para cada janela desde que elas tenham o mesmo comprimento.
      Em relação a iluminação, ficará ótimo o seu cortineiro iluminado independente de ser uma ou duas cortinas.
      Para fazer a instalação você precisará de uma ligação elétrica chegando por trás do seu cortineiro, sugiro entrar em contato com um eletricista.
      Abraços, Natália

  8. cristina

    oi,

    Meu cortineiro e o teto sao de gesso. O cortineiro tem 20cm de altura9 TETO) e 15 de profundidade (parede até rebaixo de gesso).

    Meu ideal de uso é o trilho suiço com corda. Mas como fixá-lo na parede dentro do cortineiro, pois precisaria de uma broca e furadeira em l, nao em ângulo reto…..

    A altura do pé direito é de 4m, por três de largura, o teto de gesso nao suporta o peso da cortina e movimentá-la.

    Grata. Abrçs.

    1. nataliashinagawa

      Oi Cristina,
      Em cortineiros o trilho deve ser fixado no teto. Existem modelos de trilho suisso para teto.
      Abraços, Natália

  9. elai

    Ol Natalia ,

    Precuso fazer um rebaixamento de gesso na minha sala, mas na porta que vai para o dcorredor tem uma bandeira de treliça que eu adoro e nao gostaria de retirar. Como faco com o gesso se colar na porta cobre uma parte da bandeira. Que faço ? O forró será de 15 cm.

    Obrigada

    1. nataliashinagawa

      Olá Elai,
      Se você não quer abrir mão da treliça o jeito é bolar algum detalhe no projeto de gesso para que esse fique afastado dela.
      Abraços!

  10. Anislene

    Oi Natália!
    Tenho uma duvida, toda minha casa tem cortineiro embutido iluminado, o que devo usar: o varão de teto ou o trilho? Muito Obrigada.

  11. Monica

    Olá.

    Tenho uma dúvida, o gesseiro está fazendo o teto lá em casa e eu o solicitei que fizesse um cortineiro. Mas fiquei pensando como faria para colocar a cortina, vendo que o cortineiro é só a capa do gesso né?

    Então como entraria com a furadeira para adaptar a cortina?

    1. nataliashinagawa

      Olá Mônica,
      Em cortineiros o trilho é instalado no teto. Você precisa deixar no mínimo 15cm de espaço para a instalação do trilho.
      Abraços!

  12. Marcia

    Natália e quando “sobra” o cortineiro de gesso na integração da sala com a varanda? Dá pra disfarçar, ou tenho q refazer essa parte?

    1. nataliashinagawa

      Oi Marcia,
      No caso de integração de ambientes o ideal é retirar o cortineiro. De qualquer forma, pode ser que seja possível aproveitá-lo em algum detalhe do desenho do gesso mas precisaria dar uma olhada para lhe dizer com certeza.
      Abraços, Natália

  13. Selma Ferreira Lopes

    Oi Natália, recebi o meu ap com o teto todo rebaixado em gesso e fiz cortineiros na sala e nos quartos. Compramos varões para colocar nos cortineiros ( até então não tinha idéia de que os trilhos eram a melhor opção e os vendedores me disseram que poderia ser trilhos ou varões e que os varões seriam mais práticos ). Minha dúvida é como à instalar os varões no meu teto de gesso. Será que o gesso suportaria o peso? Teria que utilizar buchas especiais, nesse caso?

    1. nataliashinagawa

      Olá Selma,
      A peças especiais para fixar o varão no teto (tanto o suporte do varão quanto a bucha e parafuso que serão usados), não se preocupe que o gesso aguenta sim o peso da cortina.
      Abraços, Natália

    2. nataliashinagawa

      Olá Selma,
      Há peças especiais para fixar o varão no teto (tanto o suporte do varão quanto a bucha e parafuso que serão usados), não se preocupe que o gesso aguenta sim o peso da cortina.
      Abraços, Natália

  14. Patricia

    Olá, Natália… Gostaria de saber por favor se pode fazer cortineiro com fita de led em cozinha? par embutir so um bando de renda dentro do costineiro ou se eu terei que colocar mesmo varao? meu teto sera da coiznha todo rebaixado de gesso , e ai pensei em fazer o cortineiro ficara estrano ou nao? grata desde ja Paty

    1. nataliashinagawa

      Olá Paticia,
      Pode sim mas é pouco usual cirtineiro iluminado na cozinha. Pode ser que fique bacana mas isso ira depender do conjunto da decoração.
      Me envie fotos para que eu possa analisar e lhe fazer sugestões. natalia@kzablog.com.br
      Abraços, Natália

  15. Sônia

    Oi Natália, gostaria de saber de posso fazer um sanca fechada no teto da varanda para colocar lâmpadas dicroicas? Eu estou pensando em fazer somente na parede da porta. As outras paredes da varanda estou pensando colocar somente roda teto e o restante do teto cobrir com o gesso sem fazer nenhum rebaixamento. Se vc encontrar alguma foto desta de alguma varanda parecida, por favor mande o link para mim. Um grande abraço. Parabéns pelo seu trabalho.

  16. Luciana

    Natalia,

    O meu gesseiro fez o cortineiro, mas estou achando ele descentralizado, como nossa janela não fica centralizada na parede, meu noivo pediu para o gesseiro deixar a mesma medida de cada lado na parede, olhando para ele a impressão que dá é que está fora do esquadro. Quando eu colocar a cortina será que essa impressão vai mudar ??????
    Ainda to em tempo de pedir pra ele mudar !

  17. Dany

    Olá Natalia!

    Tenho uma persiana vertical de pvc e gostaria de saber se o teto de gesso suporta o peso, visto que o cortineiro de gesso ja está pronto e eu queria aproveitar esta persiana no meu quarto.

    🙂
    Bjus

    1. nataliashinagawa

      Olá Dany,
      Normalmente sim mas isso ira depender de como foi feita a instalação do seu forro de gesso. Converse com o gesseuro que fez o serviço para tirar esta dúvida.
      Abraços, Natália

  18. Karine

    Oi, descobri que o gesso da parede da sala onde tem o cortineiro é uma casquinha de ovo, muito fino. Tive que colocar o trilho com suportes na parede. Qdo a cortina ficar aberta, esses suportes irão aparecer e são vários. Alguma idéia para disfarçá-los? Pois não estou mais em obra agora. 🙁

  19. Lília silva

    Natália boa noite primeiro parabéns por seu trabalho, por sua dedicação em responder a todos de forma simples e clara. Estou com uma dúvida sobre uma cortina de varal ou cortineiro. Minha sala é pequena como vou fazer o rebaixamento do teto gostaria que você me.desse uma dica o que fica melhor Abraços Lilian

    1. nataliashinagawa

      Olá Lília, obrigada, gosto muito de ajudar os meus leitores e respondo sempre com muito carinho!
      Sobre a sua dúvida, se você já vai rebaixar o teto, sugiro fazer cortineiro, assim ficará uma cortina mais clean, o que é ótimo para salas pequenas: quanto menos elementos mais ampla ela ira parecer.
      Abraços, Natália

  20. Cristiane Terrabuio

    Boa noite,
    O meu teto foi rebaixado com gesso e precisei cortar pra fazer o cortineiro. O instalador deixou 20 cm afastado da parede. Achei que ficou grande… é usado essa medida?
    Muito obrigada

  21. sandra

    Boa, dia , Tenho uma duvida, Na minha sala eu mandei fazer um cortineiro de gesso .Eu quero colocar uma persiana e uma cortina de voal por cima da persiana , minha duvida esta na altura ,a persiana tem que ficar até o teto, ou posso fazer encima da porta de correr e embutir a cortina até o teto? ou as 2 tem que ter a mesma altura?

    1. nataliashinagawa

      Oi Sandra,
      O ideal é que as duas tenham a mesma altura, ou seja, a persiana deverá vir do teto, de dentro do cortineiro, assim como a cortina de voal.
      Abraços, Natália

  22. Felipe

    Olá Natalia!
    Eu mandei fazer sanca fechada com cortineiro..
    Quero colocar uma cortina, porém, estou na dúvida sobre o varão..
    Tava pensando em trilho ou varão.. mas trilho, pelo que pesquisei terei que mandar fazer uma cortina.. Queria algo simples..
    Porém acredito que não tem como eu fazer o furo na parede pra colocar o suporte do varão, o espaço na cabe a furadeira..
    Teria que fixar no teto, eu acho.. teria algum varão, suporte, estava pensando em até colocar aqueles suportes de banheiro.. porém não acho o tamanho. rsrs.. O que vc me aconselha?
    Obrigado, abraço!

    1. nataliashinagawa

      Olá Felipe,
      Para cortineiros o ideal é cortina de trilho ou varão preso ao teto.
      Não recomento varão fixado na parede pois ele ira aparecer e o cortineiro perderá a sua função.
      Abraços, Natália

  23. Eliane

    olá Natália em primeiro meus parabéns por esse blog.
    estou em um dilema e tenho que tomar uma decisão o quanto antes.
    minha sala ficou com uma medida 5/ por 6/ com uma parede grande de vidros e um porta normal ou seja circula quase toda sala de vidros.
    a minha duvida é se cortineiro ainda está em alta. e se fica legal em uma sala com muitos vidros para cobrir.
    cortineiro e legal ou melhor usar cortinas normal. no meu caso teria que ser 3 cortinas para cobrir a sala toda.

    1. nataliashinagawa

      Oi Eliane,
      Sim, cortineiro é uma ótima opção para sua sala pois a cortina fica mais leve.
      Se vai precisar de muitas cortinas é até melhor utilizar o cortineiro pois ele unifica todas, ao contrário do varão.
      Abraços, Natália

  24. Raquel

    Olá Nathália, em relação a tinta , qual tinta è indicada para a moldura e cortineiro de gesso ?
    E a medida do cortineiro, tem que ser do tamanho da janela ?
    Muito Obrigada Nathália.

    1. nataliashinagawa

      Oi Raquel,
      Em relação a tinta, você pode utilizar a mesma tinta que usar no teto do ambiente.
      Sobre o tamanho, de uma olhada no último parágrafo deste post que falo sobre as dimensões.
      Abraços, Natália

  25. Nathalia

    Olá Natalia, tudo bom? Na minha sala tenho uma parede de 5,15 com uma porta de vidro que dá para o quintal e do lado uma parede de 3,20 com uma janela de vidro com um “jardim de inverno”. A outra parede tem 4,45. Eu pensei em colocar um cortineiro somente na parede de 5,15. Ficaria estranho? Por conta da outra janela de vidro? Meu medo é do ambiente parecer menor, isso acontece? Ainda mais que quero pintar as paredes em um tom de cinza. Se eu iluminar (conforme suas dicas anteriores rs) ficaria melhor? Heeeeelp rs

    1. nataliashinagawa

      Oi Nathalia,
      Não há problema algum em colocar cortineiro apenas em uma parede, desde que na outra parede não tenha cortina, do contrário convém utilizar a mesma solução em todas as janelas do ambiente: ou cortineiro ou varão.
      Sobre o ambiente parecer menor, não se preocupe, o cortineiro não tem esse efeito.
      Abraços, Natália

  26. Silvia

    Boa noite. Descobri seu site hj e ja me achei nele =).
    Queria tirar umas dúvidas. Pretendo fazer cortineiro usando como base o rodateto (nao pretendo rebaixar o teto). Daí que li os comentários aqui e vi que o espaço onde vai o trilho tem que ser de 15cm, certo?! Quero colocar persiana rolo bandô blackout e também um voil pra deixar mais aconchegante nos quartos (na sala vai so voil com forro). Nesse caso a persiana pode ser interna no vão da janela apenas ou teria que vir de dentro do cortineiro? Em sendo de dentro, como funcionaria ja que o voil se prende no trilho e a persiana não?!
    Outra duvida o cortineiro fica melhor se for na parede inteira ou so no pedaço da janela? Na sala a janela é de 2m então pensei em fazer o cortineiro na parede toda, mas nos quartos as janelas são de 1, 20m centralizadas… nesse caso faz a parede toda ou so o recorte da janela?
    Obrigada e sucesso!

    1. nataliashinagawa

      Oi Silvia,
      Fico feliz que tenha gostado do BLog, escrevo com muito carinho!
      Sobre suas dúvidas, depende muito da posição da janela na parede (distância das laterais e do teto). Me mande uma foto para que eu consiga ver a sua janela e possa lhe fazer uma sugestão – natalia@kzablog.com.br
      Abraços, Natália

  27. Gabriela

    Oi Natalia! Parabéns pelo blog!
    Fui abrir o gesso para fazer o cortineiro e há uma viga.
    Que solução você costuma dar nesses casos?
    Obrigada!

  28. Soraya

    Natália me ajuda, posso rebaixar uma sala com altura de 2,60 ficando com 2,40?
    Pensei em fazer cortineiro e no canto da parede um rasgo de luz pra dar sensacao de maia alto colocando a sanca pra cima! O q acha?

  29. Erica

    Ola tudo bem? O gesseiro fez o cortineiro de 15cm só que estou com um problemão, o teto do cortineiro é de gesso e não estou achando mini furadeira que consiga entrar no buraco do cortineiro pra fazer o furo para o varão. Então só tem jeito de fazer o furo abaixo do cortineiro. O que vc me aconselha?

  30. Camila

    Olá Natália, Parabéns pelo Blog, é muito informativo!! Estou adorando as dicas. O apartamento que comprei tem todo o teto rebaixado com gesso. Nos quartos vou fazer o recorte ao longo de toda a parede onde fica a janela para os cortineiros (com 15 cm de profundidade) e qual a altura ideal até o teto 10 ou 15 cm? Outra questão, quero instalar trilhos, claro, mas é possível fixar trilho em forro de gesso? Não tem perigo do gesso quebrar com o peso da cortina normal mais a cortina de black-out?
    Obrigada

  31. Kesia

    Oi… Gostaria de tirar uma dúvida. Estou reformando meu quarto ( já está reformado na verdade) e o forró é de gesso tabicado. Eu comprei uma cortina e decidi que quero colocar cortineiro. Quais os passos que devo tomar? Meu pai está teimando que o gesso no aguenta o peso da cortina que tem 4×3.20. Me ajuda!!!!

  32. Tita

    Adorei seu trabalho, virei sua fã. Estou pensando em fazer gesso tabicado no meu pe. Mais estou totalmente perdida, qual espessura de distância usado do teto? E quanto as cortineiros imbuídos e posse feito em lavanderia tbm? E no quarto e usado na parede toda ou cobrindo as janelas? Ficaria imensamente grata e feliz que vc me ajudasse nestas questão!!! Um 2016 cheio de coisas boas p vc e mais uma vez parabéns pelo seu lindo trabalho!!!

    1. nataliashinagawa

      Oi Tita, fico feliz que tenha gostado, obrigada!
      Em relação as suas dúvidas, o gesso liso tabicado geralmente é colocado de 12 a 15cm do teto. Gesseiros mais “ninjas” podem conseguir colocar com 10cm mas é difícil encontrar quem o faça. Sobre a tabica, ela é uma pecinha colocada entre a parede e o teto de gesso e deixa um espaciho de 3 a 5cm.
      O cortineiro embutido é uma “interrupção” do gesso 15cm antes de chegar a parede para dar espaço para fixação do trilho da cortina. Não entendi a questão da lavanderia que voce colocou.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  33. Tita

    Nossa, fiquei imensamente feliz por ter me respondido rs. me ajudou muito!! A questão lavanderia é seguinte: pode fazer cortineiro tbm? E no quartos estou em dúvida faço os cortineiros apenas cobrindo as janelas ou a parede toda. Geralmente qual fica melhor?
    Agradeço muito por vc ter me ajudado nas primeiras questões, foi muito esclarecedor!! Adoro olhar seus projetos, são inspiradores!! Mais uma vez obrigada bjs

  34. Simone

    Boa tarde! Acabo de me mudar pra uma casa alugada onde tem cortineiros com o teto dentro do cortoneiro em gesso. A empresa q veio fazer o orçamento das cortinas me disse q não tem como furar a parede dentro do cortineiro. É seguro colocar o trilho no teto de gesso? Ou existe outra opção?

    1. nataliashinagawa

      Olá Simone, o trilho pode ser sim fixado no gesso, mas sera preciso buchas e parafusos especais para fazer essa fixação. Uma outra alternativa, dependendo da altura do seu cortineiro é fixar um varão na parede, de forma que ele fique “escondido” dentro do cotineiro.
      Abraços, Natália

  35. Nercia Adao

    Boa noite Natália, adorei o teu blog e a disponibilidade e dedicação que prestas ao leitores.
    Continue assim que te Deus te abençoe sempre.

  36. Monica

    Bom dia, Natalia.
    Quero colocar um rodateto nos quartos para cobrir os varões das cortinas, mas tenho uma dúvida. Queria saber se tem uma medida certa para colocar os dois ganchos do varão próximo ao teto, pensei nisso pq se ele estiver muito mais próximo a janela o rodateto de 15cm não cobre.
    Abraço
    Monica

    1. nataliashinagawa

      Olá Mônica,
      O ideal quando você ira usar roda teto e usar trilho fixo ao teto e não varão. Neste caso, um roda teto de 10cm á sera suficiente.
      Abraços, Natália

  37. Fernanda Caldeira

    Ola Natalia,
    Estou reformando minha sala e meu teto é rebaixado em gesso por conta do encanamento, hj minha cortina é de dois varoes, e quero embuti-la, pra isso vamos quebrar um pedaço do gesso. Minha duvida é, posso colocar essa mesma cortina com o varao duplo na parede de volta ou o ideal seria colocar um trilho no teto e colocar rodizio na cortina? Detalhe, vou usar a mesma cortina sem tirar as argolas, colocaria o rodizio em cima, pois ficaria tampado pelo embutido né! Mais uma duvida, qual a profundidade limite pra nao ficar feio e qual a altura do rebaixado do gesso?

    1. nataliashinagawa

      Oi Fernnda,
      o ideal é colocar um trilho no teto pois desta forma os 15cm do gesso serão suficientes para esconde-lo. O varão, além de ser difícil de pendurar “dentro do gesso, também é difícil de esconder no forro.
      Caso precise de ajuda com a decoração da sua sala, entre em contato comigo por email – natalia@kzablog.com.br

  38. leonardo guimarães

    Ola Natália!
    Comprei uma cortina motorizada para ser instalada num cortineiro embutido e a empresa pediu que o rebaixamento interno do cortineiro levasse um reforço a cada um metro, mas o gesseiro não sabe como fazer esse reforço. Será que realmente é necessário?

  39. Márcia C Silva Gutierrez

    Bom dia Natalia, fiz uma reforma na minha casa e coloquei gesso Em todos os ambientes, com cortineiros em todas as portas balcões e janelas, que são de madeiras e eu não quis trocá-las por serem resistentes, bonitas e caras. Ocorre, que essas portas e janelas abrem para dentro. Isso impede que eu tenha cortinas elegantes na minha casa? Penso em abrir o tecido em partes. Você poderia me dar uma ou mais dicas? Obrigada!

    1. nataliashinagawa

      Oi Márcia,
      As janelas abrirem para dentro não ira atrapalhar você ter cortinas elegantes em casa.
      Sugiro um modelo de duas partes com abertura central com espaço suficiente no trilho para que elas corram pelo menos 15cm além do tamanho da abertura pra que você possa abrir as portas com tranquilidade.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Olá Janaina,
      Cortina de varão é incompatível com cortineiro pois a função do cortineiro é esconder o trilho.
      Abraços, Natália

  40. Maristéla

    olá Natália, bom dia! pode ser que alguém já perguntou, mas são tantas mensagens que não lí tudo. se puder me ajudar então:
    fizemos gesso na sala e deixamos cortineiro, porém queria por varões, tem como ou só com trilhos?

    1. nataliashinagawa

      Oi Maristéla,
      Você pode usar varão se ele for preso ao teto, mas o cortineiro é feito para o uso com trilho.
      Abraços, Natália

  41. Marcelo

    Olá, boa noite!
    Minha dúvida é a seguinte, vou colocar o trilho suiço que tem 7 cm de largura, você acha que posso colocar um cortineiro com 12 cm de largura? Irá atrapalhar a cortina se movimentar? Estou querendo colocar o cortineiro com essa largura, pois a altura da moldura é de apenas 9 cm.
    Obrigado!

    1. nataliashinagawa

      Oi Marcelo, bom dia,
      Não entendi muito bem as suas dúvidas. Normalmente os trilhos suiços tem em torno de 2cm o simples e 5cm o duplo. Você vai usar um triplo? Avalie se realmente é necessário pois talvez fique grosseiro.
      Em relação a profundidade do cortineiro, o ideal é que seja 15cm mesmo para não raspar a cortina, mas não entendi qual é a relação desta profundidade com a altura da sua moldura, me explique melhor.
      Abraços, Natália

  42. Natália, bom dia, parabéns pelo blog e sua dedicação! tenho uma dúvida a respeito da altura do forro de gesso, meu teto ficou com 2,70 de altura, tem como rebaixar com gesso e fazer decorações tipo sancas ou rasgo de luz?

    1. nataliashinagawa

      Oi Giva,
      Tem sim! Normalmente o rebaixo mínimo que o gesseiros conseguem fazer é de 15cm, mas se encontrar um gesseiro abilidoso é possível fazer até com 10cm.
      Abraços, Natália

  43. Selma

    Olá Natalia, estou com um problema…ocorre que tenho uma parede na sala de 6 mt, ja com cortina /argolas no varão duplo fixado na parede e com teto rebaixado com profundidade de 25 cm, pois o pé direito tem 3mts.. Esse gesso existente está danificado e vamos troca-lo e já fazer o cortineiro para embutir a mesma. Nesse caso, como já existe a cortina, nao temos como fixa-la ao teto pois ficará curta embaixo. Como podemos resolver esta questao, existe algum jeito? Desde já, agradeço a atenção.

  44. Ana Carolina

    Olá Natalia, tudo bem? Conheci seu blog hoje e já estou amando! Gostaria de saber qual a medida de profundidade para um cortineiro iluminado embutido? Fiz um na sala e o gesseiro fez com 20cm de espaço da parede e estou achando q ficou um pouco grande pois minha sala é pequena, mas como não tenho nenhuma experiência, não sei se essa é a medida correta para se ter a iluminação adequada com aquelas tubo led…

    Outra dúvida, é que queria fazer o cortineiro na parede toda que tem 3,50m, apesar da porta de vidro ter 2,50m pois acho que ficaria mais bonito. Porém, quando o gesseiro cortou o forro de gesso descobri que no final do teto tinha canos passando e não daria pra fazer a parede toda. Dai tenho duas opções, ou faço somente na largura da janela ou até onde começam os canos (uns 30cm do final do teto). Qual opção é a melhor?

    1. nataliashinagawa

      Oi Ana Crolina,
      Geralmente indico 15cm para cortineiros, iluminados ou não já que a iluminação fica embutida no forro e portanto não altera o espaço para cortina.
      Sobre o tamanho, quanto mais ele passa da janela mais bonito e suntuoso fica. Já que a limitação dos canos é 30cm eu deixaria 20cm de cada lado para ficar simetrico e o restante todo cortineiro.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Angélica,
      Para cortineiro de gesso o mais comum é utilizar o trilho suiço. Cortinas para esse tipo de trilho normalmente são feitas sob medida por uma costureira especializada.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Cassia,
      Você precisará conversar com o pessoal que vai fazer a automação, geralmente eles que definem o espaço necessário de acordo com o motor. Mas pela minha experiência, se sua janela não for muito grande acredito que sim.
      Abraços, Natália

  45. Evelyn

    Olá! Adorei a matéria.

    Atualmente tenho uma cortina de varão e estou colocando sanca fechada com cortineiro, é possível eu manter a cortina de varão ou terei que mudar para cortinha de trilho?
    Será q conseguirei remover posteriomente a cortina para lavar?

  46. EDELAINE MARTINES

    Oi Natália, tudo bem? Espero que sim!
    Estou reformando meu apartamento, para ampliará a sala integrei ela a sacada onde ficará o jantar. Farei um rebaixo com cortineiro, como não quero gastar muito irei aproveitar a mesa que já tenho 120 × 1.20 , porém ela não tem como ficar centralizada nesse quadrante da sacada, somente fica centralizada baixo da via que divide a sacada/sala. Dúvida que iluminação seria melhor utilizar ? Queria uma direcionada mas pra ficar boa teria que trocar a mesa por uma retangular, e pra usar um pendente terei que coloca-lo na altura da laje, mas tenho receio ficar estranho pois a sacada ficará rebaixada e a sala não , o que resulta em uma diferença de 0.38 do teto pro rebaixo entre os 2 ambientes. Não sei se consegui me explicar direito.

  47. Mônica Mª Palmeira da Nóbrega

    Boa noite, Natália!
    Tenho um cortineiro para instalação do trilho suiço duplo, portanto, para duas cortinas: a corta-luz de tecido de blackout e a outra gaze de linho. No cabeçote do blackout (bainha superior) é facultativo o uso da ENTRETELA ou não? Ele terá 6cm de altura.

    Parabéns pela dedicação com seu blog e atenção com seus visitantes!

    Muito sucesso, Natália!

  48. Adailson

    Olá, acabei de construir um corticeiro de gesso, porém tenho dúvidas quanto a fixação do suporte, pois só será possível fixar trilhos e não varões? Pois não tem espaço físico para manusear a furadeira para fixar os suportes duplos!

  49. Andréa Silva

    olá Natalia. Pretendo colocar uma cortina de rolo automatizada. Não tenho problema na largura do cortineiro (pode ser 15 ou mais). O problema está na profundidade que ficou (apenas 11cm do teto até o gesso). O pé direito da casa é de 2,70m. A dúvida é: será que consigo colocar a cortina de rolo nesse espaço de 11cm sem que fique aparecendo o rolo? E se for ficar aparecendo, quanto será que irá aparecer (2, 3, 4 cm?). Se for aparecer, será que devo colocar um pequeno “bando” de gesso de uns 4 cm para cobrir? Ou fica menos ruim se ficar aparecendo parte do rolo. Detalhe: trata-se de uma porta-janela de vidro de 8m de comprimento. .

Faça um comentário