Home > Decoração > Como escolher o tapete ideal para a sala de estar

Como escolher o tapete ideal para a sala de estar

Tapete claro destacando o sofá escuro e tapete escuro destacando o sofá claro

Tapete claro destacando o sofá escuro e tapete escuro destacando o sofá claro

Tapete estampado se destaca neste ambiente

Tapete estampado se destaca neste ambiente

Tapete claro e neutro combinado com o sofá ajuda a clarear o ambiente

Tapete claro e neutro combinado com o sofá ajuda a clarear o ambiente

Hoje o post é sobre um assunto que traz muitas dúvidas aos meus leitores, recebo vários emails com este questionamento: Como combinar o tapete na sala de estar?

O que tenho para dizer para vocês é que não há uma fórmula, para cada intenção há uma solução e cabe aqui o bom senso na hora da escolha. Abaixo vou dar alguns exemplos que podem servir de orientação para vários casos:

Se a ideia é destacar o sofá: para este caso minha sugestão é um tapete que contraste com o a cor do sofá, por exemplo: se o sofá é claro, o tapete deverá ser escuro e vice versa.

– Se a ideia é destacar o tapete: se você quer que o piso seja o ponto focal do seu ambiente, cabe aqui um tapete colorido, estampado ou com textura marcante.

– Se a ideia é sumir com o tapete: para que o tapete seja coadjuvante no ambiente servindo apenas para delimitar o espaço da sala e deixar o ambiente aconchegante a minha sugestão são tapetes de textura neutra e da cor o maispróxima possível do piso.

– Se a ideia é sumir com o piso: uma boa solução para um piso feio que não pode ser trocado (no caso de imóveis alugados por exemplo) é esconde-lo embaixo de um tapete bonito. Neste caso vale apostar em tapetes grandes, que ocupem quase todo o espaço do ambiente e com cor e textura marcantes para chamar os olhos para o tapete e não para o piso.

Gostaram das dicas? Coloquem as dúvidas aqui nos comentários que irei responder a todas!

Abraços,  Natália

Você também pode gostar:
Combinação de revestimentos claros na cozinha
Proteja sua mesa de madeira com vidro
Cozinha pequena com cores claras
Pode usar papel de parede no banheiro?

7 Respostas

  1. Pingback : Como escolher o tapete ideal para a sala de estar | engenhariaeuteamo.com.br

  2. Adorei as dicas e estou adorando o site, muito elegante as criações, tenho uma duvida que encaixa o tapete mais não na sala rsrsrs, e sim no quarto, essa é uma opção boa colocar tapete em quarto e como harmonizar-lo com o ambiente?

    1. nataliashinagawa

      Olá Daiany, obrigada pela visita ao site!
      Tapetes vão muito bem em dormitórios, ajudam o ambiente a ficar mais aconchegante. Para saber como combiná-los valem as mesmas dicas que dei para a colocação de tapetes na sala de estar.
      Abraços, Natália

  3. Valquiria

    Bom dia! Meu sofá é preto retrátil e tem 2.90m meu home fica na parede da frente e tem 3.30m e tem painel preto, com detalhes marron com frente das gavetas na cor laka e espelhos nas laterais do painel, minha dúvida é, se o tapete deve ser claro e se deve acompanhar o tamanho do sofá? como faço neste caso? Obrigada

  4. Denise

    Por favor Natália,comprei um sofá retratil e reclinável de 2,90m de comprimento.O tapete deve ser nesse tamanho de 2,90m ou menor?Minha cidade é muito suja e o sofá é um tom de camurça escuro.Qual tom devo comprar o tapete?Obrigada.

Faça um comentário