Home > Reformas > Colocação de porcelanato sobre piso existente

Colocação de porcelanato sobre piso existente

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); aaaaa

Assentamento de piso sobre outro piso existente

O tema de hoje é uma recorrência entre as dúvidas mais comuns dos leitores: é possível colocar um novo porcelanato sobre piso existente?

A resposta é sim! Antes de escolher esta solução é preciso levar em consideração a situação do piso existente, ele precisa estar em bom estado, nivelado e não pode haver nenhuma peça descolando.

O piso de base precisará ser lixado para aderir melhor ao novo piso. Para o assentamento do novo piso será preciso uma argamasse especial chamada “piso sobre piso”. Existem várias marcas no mercado que fornecem este tipo de porcelanato: Fortalez, Quartzobrás, Weber, etc.

Por último sera preciso verificar a necessidade do ajuste de portas e soleiras que talvez tenha interferência com o aumento do nível do piso. Em relação ao rodapé, o antigo precisa ser sempre totalmente retirado para colocação do novo, não é possível a sobreposição.

A vantagem da colocação de porcelanato sobre piso existente é evitar o quebra-quebra, não gera entulho e é mais econômica.

Você também pode gostar:
O rodapé precisa ser do mesmo material que a guarnição das portas?
Detalhe com pastilhas no piso de porcelanato
Porcelanato que imita mármore Travertino
Rodapé novo colocado sobre um existente

90 Respostas

  1. Luiz atilio silverio de freitas

    Natalia.
    Gostei da maneira simples e objetiva de tratar do tema, e me foi muito util na decisão que estou para tomar. A unica duvida que ainda tenho é se ha obrigatoridade de lixar o piso base, ese sim, qual,a intensidade dessa operação. Caso não lixe qual o risco de prejuizo ao assentamento?
    Antecipadamente obrigado.

    1. nataliashinagawa

      Olá Luiz,
      Respondendo a sua questão: não há necessidade de lixar o piso existente. Certifique-se que o piso existente esteja seco, firme e regular, sem problemas de planeza.
      Também é importante que o piso existente esteja livre de ceras, óleos e graxas que podem prejudicar a aderência da argamassa. Caso o piso apresente resíduoas destes materiais é importante utilizar um produto de limpeza especial para total remoção dos mesmo.
      Boa sorte e nos escreva contando como foi a sua experiência com o assentamento de piso sobre piso. Abraços, Natália

  2. Maria do Socorro

    Parece que o piso do apartamento que eu comprei já foi colocado sobre piso. Posso fazer isso novamente?
    O porcelanado imita o matmore travertino e eu não gosto porque tem aquelas frestas que enchem de pó e ficam pretas porque aqui em Vitória a poluição é demais ( de minério, da Vale).
    Os rodapés são de madeira envernizada, seria o caso de pintálos de branco?
    Grata,
    Maria

    1. nataliashinagawa

      Olá Maria do Socorro,
      Você pode sim fazer isso novamente mas é preciso prestar atenção em como ficará o nível final do piso acabado pois talvez seja necessário acertar a altura das portas. Em relação ao rodapé, como você diz que tem problemas com poluição é melhor deixá-los na cor escura pois é uma área do piso que “atrai” muita sujeira. Também aconselho escolher um piso de tonalidade mais escura para poder utilizar um rejunte do mesmo tom.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  3. Anônimo

    Bom dia..Sera que posso colocar porcelanato em cima de piso de madeira ..ou e so piso frio que pode ser ”´piso sobre piso ”? abraços

  4. antonio reis

    pra eu fazer um isolamento acustico no apartamento sem ter que quebrar…? sera que se eu colocar uma manta acustica sobre a ceramica,,colocar uns 3 cm de contrapiso de cimento e porcelanato ,,diminui o baralho de gente andando de sapatto.. crianças correndo .etc?

    1. nataliashinagawa

      Olá Antônio,
      Diminui sim, mas o barulho que você produz no seu apartamento. Se quiser evitar receber o barulho dos vizinhos o melhor a fazer é colocar forro. O forro de gesso simples já evita bastante os ruídos. Para uma solução personalizada para o seu caso, o ideal é que você procure uma empresa especializada.
      Abraços, Natália

  5. luiz carlos silveira

    prezada Natalia

    Porcelanato sobre piso ceramico existente,pode ser aplicado em sacada de apto? Como fica a questão do aumento do peso por m2,na laje.
    LUIZ

    1. nataliashinagawa

      Olá Luiz,
      Sim, pode ser aplicado, não há ganho de peso considerável que possa prejudicar a estrutura pois os porcelanatos próprios para este fim são mais finos e leves. Tome cuidado apenas com a questão das alturas pois a sobreposição irá elevar o piso da sacada que não deve nunca ficar em um nível mais alto do que o piso da parte interna, avalie.
      Abraços, Natália

  6. Eunice Mendonça

    Olá Natália,
    Quero colocar porcelanato retificado na cozinha, sala e corredor( o corredor dá para os 2 quartos e banheiro). A cozinha é de pastilhas( são as originais do apto, que devem ter mais de 60 anos, bem conservadas mas suja muito), e o resto são de tacos de madeira. O pedreiro disse não há necessidade de quebrar o chão da cozinha, que pode sobrepor, terá apenas que arrancar os tacos. Eu sei que o chão da cozinha irá subir alguns cm, mas quero que instalação deixe o chão no mesmo nível e uniforme. Como eu NÃO pretendo mexer no chão dos 2 quartos que se localizam no corredor, então fica uma grande dúvida, que é o que me preocupa: Se a altura da cozinha aumentar, significa que onde eu instalar o porcelanato ( sala e corredor) irá aumentar também? E neste caso, dará diferença de altura entre o corredor e os quartos e banheiro?? Eu gostaria de manter os quartos no mesmo nivel do corredor( do resto da casa). Eu terei que tomar uma decisão quase que imediata, pois se fechar com ele , ele começa nesta 6a.f, mas eu estou preocupada, e te escrevi pra ter uma opiniçao à parte… Muito obrigada
    Eunice

  7. Wilza

    Olá Natália, gostaria de saber se além da argamassa piso sobre piso, é preciso tbm um porcelanato específico, caso precise qual seria? Obrigada!

    1. nataliashinagawa

      Olá Wilza, bom dia,

      Não é necessário um porcelanato específico para sobreposição mas é preciso ficar atenta em relação aos níveis principalmente em relação as portas.

      Caso você perceba que terá problemas neste sentido, opte por porcelanatos tipo Slim, que são mais finos justamente para em casos de sobreposição a altura do piso acabado não fique muito elevada.

      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

  8. Silvinha

    Oi Natália, penso em colocar o Porcelanato sobre a ceramica existente, mas tenho moveis já fixo no chão (closet, armários nos quartos). Devo mandar arrancálos e recolocar sobre o novo piso ou devo mantê-los ? Não sei como pode ser feito. Me ajuda!

    1. nataliashinagawa

      Olá Silvinha,
      O piso sempre deve ser colocado antes da marcenaria para um melhor acabamento. Se você já tem móveis existentes o ideal é pedir que um marceneiro desmonte-os e retire-os para colocação do piso. Após o piso seco e rejuntado você poderá solicitar a montagem dos armários novamente no ambiente.
      Agradeço a visita ao Blog e espero te-la ajudado! Abraços, Natália

  9. Moacir Araujo

    Olá, bom dia! Como devo proceder com o piso de ardósia encerado. Eu quero colocar um piso de ceramica sobre esta ardósia, como fazer?

    1. nataliashinagawa

      Olá Moacir,
      Sera necessário analisar a situação do piso de ardósia para avaliar a melhor forma de proceder, sugiro consultar o seu empreiteiro.
      Abraços, Natália

  10. Egydio Carvalho

    Li todas as suas respostas e achei muito interessante. Algumas dúvidas eu tirei sem precisar escrever. Parabéns! Estou pensando em fazer piso sobre piso e suas respostas aumentaram o juízo que tenho sobre o assunto. Só teria uma pergunta. Por favor, qual o piso da foto? Achei muito bonito.

    1. nataliashinagawa

      Olá Egydio,
      Que bom, fico feliz que o BLog tenha lhe ajudado com as suas dúvidas.
      Sobre o modelo do porcelanato da foto, não sei lhe dizer ao certo, a imagem é um 3D. Acredito que usando um porcelanato de formato grande (60×60 ou 80×80) cor bege e acabamento brilhante você vai conseguir um efeito bem parecido com o da imagem.
      Abraços, Natália

  11. Mônica Meine

    Bom dia! Só fiquei com uma dúvida…vou colocar porcelanato acetinado em todo meu apto, que tem hje laminado nas salas , cerâmica na cozinha e banheiro e carpete nos quartos. Será que eu tirando o carpete, posso colocar o porcelanato sobre todo o piso restante? Laminado e cerâmica? O pedreiro vai la avaliar essa semana, mas gostaria de ter uma outra opinião sobre isso. Obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Olá Mônica,
      Sim, é possível mas será preciso nivelar o contrapiso de todos os ambientes para que ele possa receber o porcelanato.
      Abraços!

      1. nataliashinagawa

        Olá Eder,
        O ideal é que você entre em contato com o fabricante da argamassa e exponha seu caso para ver se o produto se adequa antes de comprá-lo.
        Abraços, Natália

  12. Wilton Cerqueira

    Olá!
    Vou colocar porcelanato brilho na sala e será sobre piso(cerâmica já existente). Gostaria de saber quais tipos de argamassas que posso utilizar?

    1. nataliashinagawa

      Olá Wilton,
      Sugiro usar argamassa piso sobre piso, há várias marcas no mercado.
      Seu empreiteiro deverá verificar a qualidade do piso de baixo e avaliar se será necessário algum ajuste antes do assentamento.
      Abraços!

  13. Eliana

    Olá,gostaria de colocar um piso porcelato sobre o piso já existente,em minha cozinha, despensa e área de serviço.Porém estou insegura quanto ao ressalto que ficará na soleira da cozinha para sala de jantar.que hoje são no msm nível.Vc teria alguma sugestão para que esse problema fosse sanada sem q fique feio.Mt obrigada!!

    1. nataliashinagawa

      Olá Eliana,
      A melhor solução é usar uma soleira no desnível. Caso o desnível não lhe agrade você terá que remover o piso existente para a instalação do novo, assim os ambientes ficarão nivelados.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Ketlin, boa tarde,
      Não é uma boa ideia colocar porcelanato sobre madeira de lei pois se você retirá-la com cuidado é possível revende-la e desta forma também sera mais fácil instalar o novo porcelanato.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Meira,
      Pode sim, só tem que ficar atenta aos desníveis. O nível do piso acabado vai aumentar, verifique se isso não dará interferência em portas ou criará degraus dentro da casa. Há opções no mercado de porcelanatos prórpios para isso, que são mais finos para evitar problemas com desnível.
      Abraços, Natália

  14. Damião Moura

    Boa noite Natália.
    EStou fazendo uma reforma em minha casa e estou colocando porcelanato sobre o piso ja existente, não sou um especiallista e estou com duvidas quanto espessura da argamassa, eu estou usando um desenpenadeira com altura dos dentes de 12mm esta correto ou devo usar uma desempenadeira com largura dos dentes maior.
    grato

    Damião

    1. nataliashinagawa

      Olá Damião,
      O tamanho da desempenadeira utilizada deve ser de acordo com o tamanho do seu porcelanato. No caso de peças maiores de 30cm x 30cm você deve utilizar uma desempenadeira superdentada em “U” com dentes de raio 10mm.
      Espero te-lo ajudado, abraços, Natália

  15. Damiao Moura

    Natália tem uma parte da casa que o piso exitente esta com algumas peças soltas o que fiz foi o seguinte retirei a peça e no lugar reenchi com argamassa regularizando no nivel da ceramica retirada.
    pergunto estou fazendo da maneira certa ou existe um modo melhor de fazer,

    Grato

    Damião

    1. nataliashinagawa

      Olá Damião,
      Sim, esta fazendo da maneira certa, o importante é que o piso de base esteja nivelado bem direitinho.
      Abraços, Natália

  16. Marcia Ferreira Amorim

    Ola Natalia! gostaria de tira uma duvida , construi em cima da casa da minha mãe o piso que coloquei tem mais de 20 anos, o piso antigo é ceramica ,posso por outra ceramica por cima ?
    pergunto isso porque estou em duvida quanto ao peso , desde já agradeço

    1. nataliashinagawa

      Olá Marcia,
      Se foi calculada corretamente sua laje deverá aguentar sem problemas este sobrepeso mas como não conheço oi projeto não posso lhe afirmar com certeza.
      Abraços!

  17. Ludmila Ferreira

    Olá Natalia. Primeiramente, adorei o blog, está de parabéns!!
    Estou reformando meu Apê.
    E gostaria de saber, se é necessário fazer “furinhos”, para dar um desgaste na cerâmica que já está assentada, para poder colocar o porcelanato sobrepiso que será de 82×82.
    Lembrando que o Apê é novinho, nunca foi habitado, portanto a cerâmica ainda está novinha, sem nenhum desgaste.
    E tenho ouvido dos pedreiros que é ruim colocar sobrepiso, pois com o tempo a maioria fofa e estraga tudo, por se tratar de apartamento, em que a construtora coloca os pisos de qualquer jeito.
    O que você me diz?

    1. nataliashinagawa

      Olá Ludmila, obrigada, fico feliz que tenha gostado do Blog.
      Quanto a sua dúvida, se você utilizar a argamassa correta e seguir as instruções do fabricante para a aplicação, não é necessário fazer nada no piso existente para a colocação do novo sobre ele.
      Em relação a durabilidade, é importante que o piso de base esteja corretamente assentado para não haver problemas com o piso de cima.
      Abraços!

  18. Simone

    Boa noite. Gostaria de colocar porcelanato no meu apartamento que já tem piso. não muito no nível certo. Têm algum problema em relação a isso. Obrigada!

    1. nataliashinagawa

      Olá Simone,
      Para a colocação de piso sobre piso o ideal é que o piso de base esteja nivelado e em boas condições. Converse com quem vai acertar, dependendo do desnível uma nata de cimento colocada sobre o piso existente pode resolver o problema.
      Abraços, Natália

  19. Paulo Victor

    Olá Natália! Antes de tudo, meus Parabéns pelo seu blog!!
    No meu apartamento já está piso sobre piso (cerâmicas), e eu quero colocar porcelanato 60×60 polido. O pedreiro disse que não haveria necessidade de retirar as 2 cerâmicas para fazer um contrapiso e depois aplicar o porcelanato. Segundo ele, seria possível retirar apenas a cerâmica de cima, e depois limpar bem a de baixo para receber a argamassa piso sobre piso. Seria realmente possível isso?
    Muito Grato!! E sucesso!!

    Paulo Victor

    1. nataliashinagawa

      Olá Paulo, obrigada, fico feliz com a sua visita!
      Sobre sua dúvida, nestes casos de colocação de piso sobre piso o piso não há regras, é necessário avaliação da situação existente no local para decidir qual sera a melhor conduta.
      Se esta em dúvida sobre o parecer do seu pedreiro, sugiro que peça a avaliação de outro profissional que possa ir até o local.
      Abraços, Natália

  20. Eunice

    Olá td bem? Tenho uma dúv ida, um pedreiro me disse q nao posso por porcelanato sobre o piso de cerâmica q está colocado a a tempo, pois estraga o porcelanato, isto procede? ?? Obg

    1. nataliashinagawa

      Oi Eunice,
      O assentamento de piso sobre piso depende muito das consições do piso existente. Se ele não estiver nivelado e bem preso o resultado do piso de cima, no seu caso porcelanato, ira sim ficar comprometido.
      Abraços, Natália

  21. Selma

    Olá , Natália !
    Estou reformando minha casa e gostaria de saber se é possível assentar porcelanato sobre ardósia, que está muito bem colocada e bem firme. Existe algum inconveniente no caso de aplicar porcelanato sobre ardósia ? Em tempo, tem uma tipo de esmalte sobre a pedra; isso poderia impedir o serviço ? Qual a solução melhor e mais econômica ?

    1. nataliashinagawa

      Olá Selma,
      Sim, o porcelanato pode ser assentado sobre a ardósia, só é preciso cuidado com os desníveis.
      Em relação a resina aplicada sobre a ardósia, provavelmente ela deverá ser raspada e sobre ela será aplicada a argamassa apropriada para este tipo de assentamento.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Olá Alexandre,
      Pode mas ele deve ser assentado com argamassa apropriada para isso e seguindo corretamente as instruções do fabricante.
      Este tipo de solução costuma “engrossar” demais as paredes e com isso fazer com que o ambiente diminua um pouco, o que não é uma boa ideia para um ambiente pequeno como o banheiro, avalie.
      Caso queira sugestões, me envie fotos do seu banheiro – natalia@kzablog.com.br
      Abraços, Natália

  22. ana

    Olá , Natália !
    Quero reformar minha cozinha, sala e copa é piso de cerâmica (está muito bem colocado), quero colocar porcelanato 60×60, tem como colocar sobre o piso, me disseram que antes de assentar é preciso lavar o piso com ácido e se não fizer isso o porcelanato com o tempo vai soltar. O que devo fazer ?

    1. nataliashinagawa

      Olá Ana,
      É possível sim colocar um porcelanato sobre o piso existente mas é preciso que um profissional faça a avaliação do piso existente no local para lhe dizer com certeza o que deve ser feito.
      Abraços, Natália

  23. Miriam Laila

    Muito bacana seu blog, Natália. Parabéns!!!
    Sou síndica de um edifício, e o piso dos halls dos elevadores é uma cerâmica antiderrapante usada pela Portobello há 13 anos atrás para áreas externas. Estou avaliando a possibilidade de cobri-la com um porcelanato slim. Como o hall é o mesmo para o elevador social e de serviço, frequentemente essa área recebe o trânsito de cargas pesadas oriundas de mudanças e obras, realizadas pelos moradores. Se não houver problemas de altura entre o novo piso e as soleiras das portas (como são áreas que precisam ser lavadas, é necessário manter certo ressalto entre elas), pergunto: a opção de piso sobre piso é perfeitamente adequada para esses espaços e funções? O risco de surgir trincas ou de sofrer desgastes seria o mesmo se houvesse substituição dos pisos, com a remoção completa do antigo? Enfim, teria algum prejuízo em relação ao método tradicional de substituição? Obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Olá Miriam,
      Obrigada, fico feliz com sua visita ao blog.
      Sim, você pode colocar piso sobre piso nesta área o único cuidado que precisa ter é o de escolher um piso adequado para alta circulação (pei 4 ou 5) e uma argamassa apropriada para este tipo de colocação.
      Esper te-la ajudado, abraços Natália

  24. Anderson

    Ola td bem meu piso esta um pouco desnivelado o pedreiro disse que não haverá problema porque ele ira corrigir este com a massa confere?

    1. nataliashinagawa

      Oi Anderson,
      Sim, se houver desnível ele precisa ser corrigido com massa antes da colocação do novo porcelanato.
      Abraços, Natália

      1. Edlice

        Natalia, boa tarde!

        Li todos os comentários a respeito da colocação de piso sobre piso,
        mais não encontrei a resposta para a minha pergunta que é:Meu apê
        é todo de taco com boa conservação e sinteco, a minha pergunta é: posso colocar porcelanato ou granito por cima do piso existente? qual conselho você pode me dar.
        obrigada pelo blog que ajuda os eleitores
        EDLICE

  25. Marilu

    Olá Natalia, muito bom mesmo seu blog. Gostaria de saber, se é possivel colocar o porcelana
    to sobre carpete de madeira. Vc sabe alguma coisa a respeito?? Procuro e não acho.

  26. Dani

    Olá Natalia boa tarde .

    Parabéns pelo seu blog.

    Moro em apartamento (quinto andar ) , sendo que colocamos um piso escuro na sala que não teve bons resultados . Agora vamos colocar porcelanato pólido 62×62 . seria possível por piso sobre piso ?

  27. Eliton

    Natalia, boa tarde.

    Estou aplicando porcelanato no piso do banheiro, Li vários comentários no seu blog sobre lixar ou não lixar o piso ja existente para sobrepor outro (porcelanato).
    No caso do banheiro que há muito contato com produtos que deixam a superfície mais lisa (sabão, shampoo, condicionador) mesmo o piso anterior sendo anti derrapante, vc acha que mesmo limpando bem há a necessidade de lixar?

  28. Olires

    Natália, quero colocar porcelanato sobre o piso de minha cozinha, porém minha casa é um ambiente único na parte de baixo. Como faço acabamento de um ambiente para outro. Já que o nível é o mesmo nos ambientes?

  29. Aroldo

    Natalia, boa noite! Primeiramente parabéns pelo blog. Gostaria de tirar uma dúvida para tomada de decisão. Tenho uma área externa de aproximadamente 80 m2 com cerâmica com 07 anos de aplicação. Você recomendaria colocar porcelanato sobre a cerâmica mesmo sendo área externa?

  30. Maristela

    Boa tarde Natália! Para a aplicação de porcelanato sobre piso nas áreas como cozinha e banheiro à necessidade de aplicação de impermeabilizante sobre o piso antes da colocação do porcelanato? obrigada

  31. Chico

    Natalia, é comum os 10% de quebra não ser suficiente? O porcelanato que estou colocando é de 90×90. Área de 92,33m2, com a quebra comprei 100m2, mas o colocador pediu mais 4 caixas com duas peças cada. Acho um absurdo pois todos falam que mais que 10% é muito difícil.

    1. nataliashinagawa

      Oi Chico,
      Os 10% são uma média, para calcular o desperdcio, de fato, deve-se levar em conta o tamanho das peças e o tamanho e o formato dos ambientes. Suas peças tem 90×90, grandes formatos implicam em maiores perdas por recorte. Por exemplo: se você for colocá-las em um ambiente de 1,00 x2,00m vai precisar de 3 peças ou 2,43m² o que é muito mais que os 2,20m² que você teria comprado se tivesse considerado a área do ambiente + 10%. Se esse ambiente de 2 m² for em formato triangular então, aumenta ainda mais a perda por recorte.
      Acredito que a melhor opção é você confiar na mão de obra que escolheu…
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Cintia,
      Poder até pode, mas se m dia retirar os móveis vai ficar faltando um pedaço de piso ali e sera difícil você encontrar o mesmo piso para repor.
      Você também precisará de um assentador bem caprichoso para não estrgar seus móveis.
      Abraços, Natália

  32. Fernando

    Boa Noite Natália,
    Parabéns pelo seu Blog, muito interessante.
    Estou com a mesma dúvida que a Edilice lhe perguntou no dia 13/12/2015: “Posso colocar Porcelanato sobre tacos de madeira em boa condição e nivelado?”
    Comprei Porcelanato de 60 x 60 cm e o Vendedor da Loja e o meu Pedreiro disseram que pode colocar sem nenhum problema, mas o Proprietário do imóvel aonde estou alugando disse que estou jogando dinheiro fora, é verdade?
    Preciso resolver isto Urgente, pois o Pedreiro começa esta semana. Você pode me responder???

    1. nataliashinagawa

      Oi Fernando, obrigada, fico feliz que acompanhe o Blog!
      Sobre sua dúvida, sim, você pode colocar o porcelanato sobre o piso de taco.
      Mas se o taco esta bom e nivelado, concordo com o proprietário, porque não manter o taco?
      Abraços, Natália

  33. Rosana Amorim

    Natalia, seu blog é otimo, me ajudou muito. Estava com dúvida, porque a casa da minha mãe, tem um piso muito antigo, e estava pensando em troca-lo, mas imaginando a quebradeira e a sujeira que dar. Mas como hoje pode colocar piso sobre piso, ajuda muito. Obrigada! Parabéns pelo o blog.

  34. Brás Marques de Souza

    Olá Natália, boa tarde!

    Vou reformar os banheiros do meu apartamento e gostaria de saber se na bancada das pias, que são de granito, posso assentar porcelanato diretamente, se sim, as testeiras das bancadas podem ser assentadas com a mesma argamassa?

  35. Ana Paula

    Boa noite. Td bem? Meu apto é todo de taco e gostaria de colocar porcelanato. Deste modo gostaria de saber se posso colocar o porcelanato direto sobre o taco. E qual o melhor procedimento para isso? Adoro o taco mas tenho 2 cachorros então acredito que o porcelanato teria uma manutenção mais fácil. Obrigada

  36. ana paula

    Boa noite. Gostaria de saber se existe a possibilidade de instalar o porcelanato direto sobre o taco de madeira, sem ter que remove-lo? Caso seja possível gostaria de saber qual o procedimento correto a ser adotado. Obrigada

  37. Marli

    Olá Natalia parabéns pelo blog.Preciso da sua ajuda e experiência,comprei um apartamento que já tinha sido colocado piso sobre piso na cozinha e área de serviço,acontece que não me agradou nada o piso principalmente a cor.Resumindo quero saber se é possível retirar esse piso, e por sinal o piso original o primeiro e bem mais bonito.(vi em fotos). Espero que tenha me entendido.Obrigada

  38. Diego Romero Ribeiro Chaves

    Bom dia, comprei um apartamento da MRV, e nao gostei da ceramica que veio no apartamento, seria possivel colocar o porcelanato sobre todo o partamento sem afetar a estrutura do bloco, estou no terceiro andar ,

Faça um comentário