Home > Casa > Base de alvenaria para os armários da Cozinha

Base de alvenaria para os armários da Cozinha

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); aaaaa

Essa é pra vocês que vão investir em uma cozinha toda bonita  de marcenaria planejada.

Existe um detalhe que vai fazer toda a diferença na beleza, durabilidade e higiene da sua cozinha: a base de alvenaria para os armários.  Antes da instalação da cozinha dos seus sonhos, é recomendável já ter as bases preparadas.

base de alvenaria, fica recuada em relação a armário, e é quase imperceptível. A diferença é que com essa base, não temos aquele vão que existe nos armários suspensos, ou nos que tem pezinhos. Vão que só serve para acumular sujeira.

O ideal é que a base de alvenaria tenha em torno de 15cm de altura, para evitar que a água do piso respingue nos armários. Também é importante que ela esteja afastada 5cm em relação a pedra da bancada para que haja espaço para acomodar os pés.

Você também pode gostar:
Cozinha pequena com cores claras
Pintura na parede da cozinha
Pastilhas Adesivas – solução prática e econômica
Detalhes de madeira na cozinha branca

43 Respostas

  1. Patricia

    Boa noite Natalia, uma duvida, por favor:
    É necessario que esta base seja integralmente revestida com porcelanato? Inclusive na parte não visivel, sobre a qual será colocado os armários? Ou se reveste esta base apenas por uma questão estética na parte visivel? Obrigada, Patricia

    1. nataliashinagawa

      Olá Patrícia,
      Só a parte visível é que deve ser revestida, não é necessário revestir a parte que ficará embaixo do armário.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Olá Érca,
      Pode sim, mas você terá que revestí-lo de algum material impermeabilizante ou se quiser deixar natural passar ao menos uma camada de cimento queimado para impermeabilizar.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Roseli,
      Você só vai revestir com tijolinho ou vai erguer a bancada em alvenaria?
      Se for construir, acho que consegue sim, mas precisará estudar direitinho primeiro.
      Se quiser posso lhe orientar, entre em contato por email – natalia@kzablog.com.br
      Abraços

  2. leonilda marcelo

    boa noite! eu queria fazer toda a parte de baixo de alvenaria e revestir de granito, mas preciso de sugestão para as portas! quais ficarão com um ar mais moderno? de madeira ou de vidro jateado? ou voce poderia me sugerir algum outro material?
    Muito obrigada
    Leonilda

    1. nataliashinagawa

      Oi Leonilda,
      Sim, onde serão estas portas, na casa toda ou somente na cozinha?
      Madeira branca é sempre uma opção moderna e coringa.
      Abraços, Natália

  3. Eliane

    Oi Natália, preciso de uma informação, por favor… A base de alvenaria pode ser revestida do mesmo porcelanato usado no piso ou deve ser revestida pela mesma pedra usada na bancada? O que fica melhor?

    1. nataliashinagawa

      Oi Eliane,
      As duas opções são possíveis e há também uma terceira, a de utilizar o revestimento que esta acima da bancada para revestir a base, se este revestimento for um revestimento especial como pastilhas por exemplo.
      A opção mais discreta é utilizar o próprio piso, a mais diferente é usar o revestimento acima da bancada e a menos usual é revestir da pedra da bancada.
      Espero te-la ajudado, abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Sônia,
      Geralmente a base de alvenaria é para área molhadas, nos guarda-roupas ela não é necessária.
      Abraços!

  4. Vânia Matos

    Boa tarde, querida! Eu coloquei bancadas de mármore na minha cozinha, mas estou sem condições de fazer móveis planejados. Posso fazer os armários de alvenaria? E as portas de MDF? Teria algumas fotos de cozinhas assim para que eu posso usar como base?
    Obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Oi Vânia,
      Sim, em decoração pode tudo! Minha dica é impermeabilizar as laterais, base e fundo do armário com revestimento (pastilhas, ladrilho, ceêmica, porcelanato, etc.) Vou ver se encontro alguma referência e coloco para você no Blog.
      Abraços, Natália

    1. nataliashinagawa

      Oi Eduardo, bom dia,
      O preenchimento pode ser de isopor desde que a fileira de borda seja de alvneria para proteger a base.
      Abraços!

  5. silvia

    olá. vamos alugar um ap onde os armários dos quartos são de alvenaria (parede de fundo e prateleiras) e as portas e base de madeira . um dos quartos apresenta mofo no Maleiro já deixando um cheiro forte no qto. todo. o outro quarto apesar de n ter o mofo já está c cheiro. qual a melhor solução?

  6. Karine

    Oi Natália, mandei fazer os armários da casa toda e porém não fiz a base de alvenaria e eles me indicaram fazer a base no próprio material dos armários e revesti-los em piso ou pedra. Já os quarda – roupas pensei de fazer o mesmo, pq na hora da limpeza o pano é muito molhado, isso faz q com o tempo estraga? Essa dica q eles me passaram seria boa??

  7. fe

    Boa tarde Natalia!
    Muito bom seu artigo!
    Mas tenho uma dúvida, na construção da minha casa, estava pensando em fazer os armários e a bancada de cimento. Pensei em revestir apenas a bancada, com porcelanato que imita o mármore. E colocarei as portas em mdf depooois, pois nessa primeira etapa, não dara $! Vc aconselha tudo que falei?

  8. Rivelino Coutinho

    Olá! Bom dia! Gostaria de saber qual a largura padrão pra uma base de alvenaria pra cozinha e Guarda roupa ? Já sei que a altura ideal é 15cm. Abraços.

  9. Mayara

    Olá!
    A empresa que estou fechando o meu planejado pediu uma base de alvenaria de 20 cm de altura.
    Isso não seria muita coisa? Não vai ficar estranho?

  10. Vanilda

    Boa noite Natália, gostaria de uma informação, é que estou fazendo uma cozinha e estou querendo fazer bancadas, más estou com duvidas na base. Qual você me indica base de alvenaria ou pés nos armários e fechar com mármore para não mostrar embaixo dos armários. Obrigada.

    1. nataliashinagawa

      Oi Vanilda, sem dúvidas base de alvenaria revestida pois para a limpeza da cozinha sempre respinga água na base quando não molha mesmo na hora de lavar por isso uma base de madeira tem durabilidade muito baixa.
      Abraços, Natália

  11. Lucimara do Valle Souza mart

    Oi Natália, comprei módulos para minha cozinha, e quero colocar o tampo e roda pés de granito preto, minha dúvida é em relação aos pés dos armários, preciso mesmo tirar ou tem como fazer o roda pé de granito embutido eles? Muito obrigada, aguardo retorno

    1. nataliashinagawa

      Oi Lucimara, para os armários serem colocados sob uma base de alvenaria revestida eles devem estar sem os pés, diretamente apoiados na base.
      Abraços!

  12. Denise de Moraes Domingues

    Bom dia Natália…
    A base do meu armário foi feita antes de colocar o granito e ficou n mesma largura da pedra com 63 cm
    Será q vai ficar bom meu armário…
    Vc tem alguma idéia d q d p fazer?
    Obrigada..

    1. nataliashinagawa

      Oi Denise, a base precisa ser recuada se não ela vai ficar rente ao armário e o armário rente a pedra, não vai dar certo!
      O melhor mesmo a fazer é ou diminuir a base ou aumentar a pedra, o que for mais fácil.
      Boa sorte!

    1. nataliashinagawa

      Oi Raimunda, desenho de armários é bacana fazer com o Promob.
      Já sobre o piso vinílico na cozinha, você até pode usar mas a limpeza terá que ser feita somente com pano úmido, não é apropriado lava-lo.
      Abraços, Natália

  13. Bruno Fracarolli

    Boa tarde Natalia.
    Existe outra opção de fazer a base sem ser alvenaria?
    O chão da minha cozinha esta com porcelanato já.

    1. nataliashinagawa

      Oi Bruno,
      Já vi fazerem de MDF e revestir mas a durabilidade é péssima. No seu caso, a base pode ser feita em alvenaria sobre o piso de porcelanato mas se você não quiser obra o melhor é fazer os armários aéreos, com 20cm acima do piso.
      Abraços!

  14. ANA MARIA MARQUES

    oi boa tarde,fiz a base do meu armario de alvenaria com 15cm AL e 50cm de prof. Qual seria profundidade dos armarios suspenso e da parte de baixo.

  15. Marcia

    Boa tarde Natalia! tudo bem?
    Estou com uma dívida, vou colocar um revestimento no balcão da minha cozinha, esta sem piso porem esta com rodapés, devo deixar o rodapé e colocar o revestimento ou retirar ele todo e colocar o revestimento até o chão? oque fica mais bonito?

    1. nataliashinagawa

      Oi Edina,
      Você vai precisar retirar os armário para fazer a base, não tem como fazer com ele instalados mas vale muito a pena faze-la porque seus armários vão durar mais.
      Abraços

  16. Raimunda

    Oi Natália ,bom dia
    Fiz a base para armário do quarto, mas a medida da base ficou menor do que o guarda roupa na largura, tem problema colocar o guarda roupa sobrando 5 cent na base?

    1. nataliashinagawa

      Oi Raimunda, boa tarde
      Não tem problema algum, pelo contrário, a base costuma mesmo ser recuada de 3 a 5cm para dentro do armário.
      Abraços!

    1. nataliashinagawa

      Oi Roseane, boa tarde
      Pode sim, mas fica frágil. Como é um lugar onde as pessoas encostam bastante o pé corre o risco de cair. O melhor é fazer a base de alvenaria e então revestir com a pedra para ficar mais seguro.
      Abraços!

Faça um comentário